Coluna 15-01 - Conectividade

Conectividade

Tema: Conectividade

Veículo: Diário da Manhã

Número: 11.046

Página: 27

Caderno: Opinião Pública

Data: 15/01/2018

Conectividade

Traço inquestionável da cultura contemporânea, a conectividade tem se tornado tão necessária quanto a água e a energia, embora não seja, ainda, requisito vital como a primeira ou tão prática quanto a segunda. Ainda assim, a conectividade é a base de funcionamento de todo um contexto sócio-econômico-cultural, funcionando como um análogo ao sistema circulatório, para a sociedade.

Os processamentos econômicos, de saúde, educação, segurança, comunicação, lazer, setores produtivos e todos os demais dependem, essencialmente, dos fluxos de informações presentes nos sistemas conectados. O foco de desenvolvimento humano, nesse sentido, tem direção certa, com perspectivas de agilização e eficiência dos processos, quando estes são conectados entre si, gerando bases de informações qualificadas, democráticas e transparentes.

Atualmente, as redes telemáticas possuem mais agentes não humanos conectados que humanos, embora a presença humana seja não apenas inquestionável, mas acima de tudo, fundamental. Em verdade, o receio do imaginário de uma tomada de poder, por parte de máquinas, além de infundado, desconsidera a razão maior da própria existência das máquinas: o humano. A dependência da tecnologia não se confunde com a servidão a ela, embora já tenham surgido anomalias psicológicas, baseadas no vício de conexão. Afora isso, a regularidade dos fluxos informacionais dão o tom para a construção de um futuro já iniciado, evidenciando o contexto em que a conectividade é mais que um item desejado: é valor, eficiência e eficácia, além de instaurar uma dinâmica computacionalmente chamada de em tempo real (embora não exista outro tempo que não o real, a expressão é usual para identificar simultaneidade com o tempo presente).

Dada a premência do tema e sua amplitude, o Media Lab / BR o elegeu como tema do Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas - SIIMI 2018, que será realizado em Goiânia, entre 9 e 11 de maio próximo. Além de especialistas de vários países, o simpósio está ainda com inscrições abertas para apresentação de artigos que versem sobre o tema, funcionando exatamente como base de conexão para pensamentos e pensadores.

Em sua quinta edição, o evento bienal tem relevância acadêmica e de mercado, com a abrangência de várias áreas de conhecimento, arrebanhando interessados de várias formações e atuação profissional, de estudantes, pesquisadores a profissionais de mercado. Ponto de conexão da inquietude tecnológica, o SIIMI é certeiro ao eleger a conectividade como tema para 2018, quando discussões e projetos de cidades inteligentes, tecnologias sociais e disruptivas e conectividade global avançam para a construção de novos modelos de organização e fluxos sociais.

Clique aqui para ler o artigo publicado.

PRINT Coluna 15-01 - Conectividade

Categorias: #Artigo Artigos Científicos artigo #artigos Artigos