Um prêmio para aparecida - capa

Um prêmio para Aparecida

Tema: Um prêmio para Aparecida
Veículo: Diário da Manhã
Número: 10.818
Página: 19
Caderno: Opinião Pública
Data: 29/05/2017

 

Um prêmio para Aparecida

No dia 23 de maio, a cidade de Aparecida de Goiânia recebeu o prêmio InovaCidade 2017, alcançado em três categorias: Tecnologia e Inovação; Sociedades Inteligentes; Cidades Colaborativas e Sustentáveis. O prêmio foi concedido pelo Instituto SmartCity Business América para o projeto Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes, proposta inicialmente concebida pela equipe do Media Lab / UFG para a cidade de Aparecida de Goiânia, e aprimorada, desde janeiro de 2017, pela equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio e entusiasmo do prefeito, Gustavo Mendanha, e demais secretarias municipais.

O projeto, já iniciado, prevê seis programas com trinta e seis projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida do cidadão, a partir do conceito de que a cidade é o melhor local para que o cidadão possa exercer, inteligentemente, sua cidadania. Conectividade, governança eficiente, meio ambiente, segurança e empreendedorismo são algumas das áreas no radar do projeto, que elege como pontos fundamentais a saúde, a educação e a segurança. O fundamento dos projetos é o cidadão, e é dele o adjetivo inteligente. Não se trata de um projeto de entrega de gadgets, aplicativos e equipamentos tecnológicos urbanos para a cidade, trata-se de um programa de qualidade de vida urbana, que inclui tecnologia, mas vai além disso.

Essa característica é, de fato, uma proposta de melhoria da cidade, tendo o cidadão como protagonista e o espaço urbano como o lugar de viver a cidade, de modo compartilhado. A cidade é o melhor lugar para o exercício da cidadania, que inclui uma série de direitos e também obrigações. Mais que isso, inclui responsabilidade, respeito e cuidado com o lugar que pertence a todos.

As soluções do projeto vencedor do InovaCidade 2017 não resultarão em sucesso se não houver participação dos cidadãos. O projeto é para eles, e depende essencialmente deles para obter sucesso. Não adiantará melhorar o sistema de transporte se seu uso não for cuidado, do mesmo modo que não adiantará organizar o tráfego colocando um semáforo se as pessoas não respeitarem a sinalização. Continuar jogando lixo nas ruas e lotes baldios, ou mesmo através da janela do carro é atitude que contrasta com a melhoria do tratamento do lixo, tornando-a inócua.

O projeto Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes parte do princípio de que Aparecida será uma verdadeira cidade inteligente na exata medida em que seus cidadãos compreenderem que a cidade não é feita pela prefeitura, mas por eles mesmos. A verdadeira inteligência está nas pessoas que formam a cidade, que não é uma coleção de casas e ruas, mas de pessoas, de cidadãos. O fluxo de comunicação e interação que a cidade proporciona define a base de sociabilidade que a cidade tem. A resposta à pergunta de porque viver na cidade não é outra senão: viver em sociedade, algo natural do humano. Vivemos nas cidades para nos completarmos como seres sociais. É preciso aprimorar nossa vida em sociedade, a partir de nossas cidades.

O prêmio simboliza um marco para a cidade, que um dia foi uma cidade dormitório, depois uma cidade industrial e, a partir de agora, torna-se reconhecida pela inteligência que a fez e faz crescer. Aparecida de Goiânia: cidade inteligente. Parabéns pelo prêmio InovaCidade 2017.

 

Em prêmio para Aparecida - Artigo

Categorias: Artigos #Artigo