Link Coluna 19-02 - Tecnologia da Imagem

Tecnologia da imagem

Tema: Tecnologia da imagem

Veículo: Diário da Manhã

Número: 11.082

Página: 17

Caderno: Opinião Pública

Data: 19/02/2018

Tecnologia da imagem

A imagem ganhou protagonismo na sociedade contemporânea. Se há algum tempo o texto gozava dessa prerrogativa, desde a segunda metade do século passado a imagem se notabilizou, ganhando corpos em vários formatos. A sedução da cor luz saltou do cinema para as telas menores, de TVs, de computadores, de tablets e smartphones. Também ocupa espaços maiores, nos imensos displays espalhados pelas cidades e estradas.

A relação entre texto e imagem, tema de várias pesquisas acadêmicas, fomentou discussões que alcançavam a iconoclastia, movimento  político-religioso que pregava a eliminação de imagens. O texto bíblico faz menção ao fato, no episódio do bezerro de ouro, além de sugerir que Deus era, no princípio, verbo e o verbo se fez carne. Ainda que no texto original o termo se referia ao conhecimento e não a elemento verbal, a predominância do verbal sobre o visual foi regra, inclusive nas ciências. Não à toa, o discurso verbal é base para a sustentação do conhecimento.

Contudo, com a tecnologia, a imagem ganha notoriedade e se lastreia pelo mundo com a velocidade que a forma. As interfaces gráficas computacionais sustentam uma revolução tecnológica nos anos 1980, estabelecendo um marco nos processos socioculturais. A imagem é difundida e torna-se base de entretenimento e comunicação, tornando a inteligibilidade da informação mais ágil. De gráficos a infográficos, de painéis de carro a dashboard em salas de situação, a imagem passa a compor ambientes inteligentes de rápida apreensão de situações.

Salas de aula adotam projetores, empresas adotam equipamentos de videoconferência, carros ampliam e digitalizam seus painéis, até o modo de locomoção nas cidades passa a ser feito a partir de uma tela de GPS. Já é improvável percorrer alguns metros em uma cidade sem se deparar com alguém com olhar fixo em uma tela de smartphone.

De outro lado, as câmeras se espalham e se multiplicam pelas cidades, a exemplo de Londres, a cidade mais vigiada do mundo. Os exames baseados em imagens ganham volume e maior fidedignidade, em elaborados processos de ressonância e outras técnicas que reinventam a análise. Poderosas e minúsculas câmeras são já usuais em cirurgias, guiando mãos, ferramentas e robôs, com maior destreza que o olhar direto do cirurgião - embora não o prescinda.

Os sinais de TV alcançam a Internet, inventando canais que respondem não mais por frequência, mas por URL. A convergência digital desabrocha em milhares de dispositivos, de funcionalidades e serviços, com a abrangência da Internet 2.0, a diversidade da Internet 3.0 e a complexidade da Internet 4.0. Dispositivos baseados em inteligência artificial se acomodam a partir da visão computacional, via reconhecimento de padrões. Aparelhos com tecnologia IoT (Internet of Things ou Internet das coisas) e IoE (Internet of Everythings ou Internet de todas as coisas) se alinham com as interfaces cognitivas, em processamentos gráficos complexos. Ambientes de realidade virtual e realidade aumentada são, efetivamente, imagens.

O primado da imagem encontra seu par nos olhos, aparelho sensor de maior desenvolvimento e acuidade na espécie humana que, embora não atue isoladamente, ainda mantém o romantismo de ser a janela da alma, e também a porta de entrada do mundo para a consciência.

Clique aqui para ler o artigo publicado.

Print Coluna 19-02 - Tecnologia da Imagem

Categorias: Artigo Artigos Científicos #Artigo artigos