Exposição Singularidades

A Exposição Singularidades ocorre durante o mês de Junho no espaço expositivo do Media Lab. 

A 1ª edição da exposição de arte e tecnologia abrange uma seleção de trabalhos brasileiros: Metacampo, do grupo SCIArts (SP) e Nós Abelhas, de Malu Fragoso e equipe Nano (RJ).

Para conhecer, basta agendar sua visita pelo telefone 3521-1659 ou por inbox facebook/MediaLabUFG.

 

Metacampo

Informações sobre a direção do vento, capturadas por uma biruta fixada na parte externa do prédio são enviadas a um computador que controla um ventilador colocado sobre uma plantação artificial - um plano formado por hastes sintéticas flexíveis, semelhante a um campo de trigo.

A velocidade e a direção do vento captadas são reproduzidas na instalação, provocando a sensação de estar em um campo com as mesmas características do ambiente externo.

 

Nós Abelhas

Nós Abelhas é um desdobramento do projeto S.H.A.S.T. - Sistema Habitacional para Abelhas sem Teto, uma proposta de arte contemporânea computacional, que investiga interseções poéticas entre arte, natureza, ciência e tecnologia no contexto das telecomunicações informatizadas.

A obra sugere uma metáfora de uma colmeia e convida o público e se sentir abelha. Para isso é possível entrar na casa das abelhas e somar sua presença às demais abelhas do apiário.

Faz parte de um conjunto maior de trabalhos que buscam, na aplicação de um ferramental tecnológico associado a objetos artesanais, explorar o potencial criativo que decorre da integração entre sistemas artificiais (digitais e/ou analógicos) com organismos vivos naturais. Neste caso um enxame de abelhas africanizadas localizado no município de Vargem Alegre, Rio de Janeiro.

Essa intervenção é capturada pelo sistema eletrônico e representada pela visualização de dados projetada no espaço expositivo da obra.

  

Categorias: exposição Artes Arte e Cultura Tecnologia