CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CLASSES HOSPITALARES (FPCH)
17.06.2015 - BIOSSEGURANÇA EM CLASSES HOSPITALARES
Prezados cursistas:
Em nome de todos vocês estamos agradecendo a participação da Dra. Dulcelene de Sousa Melo, Enfermeira do HC-UFG e Docente FEN-UFG, e da Jeenna Louhanna Umbelina Spagnoli, Enfermeira da SES-DF e Mestranda FEN-UFG. A palestra sobre biossegurança em classes hospitalares foi muito esclarecedora.
Quem não teve oportunidade de estar presente pode acessar o material aqui pela página do curso FPCH.
Biossegurança em classes hospitalares
16.06.2015 - LEIA MAIS SOBRE BIOSSEGURANÇA
Prezados cursistas:
Complementando o tema da palestra sobre Biossegurança, estamos disponibilizando o Manual Acadêmico sobre Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
15.06.2015 - O CASO DA PROFESSORA MILEIDE
A relação professor-aluno é uma dimensão da prática pedagógica que, sobretudo, no contexto das classes hospitalares, chama nossa atenção e merece uma reflexão mais aprofundada. O caso da professora Meleide e sua aluna Anelise nos convida a refletir, mas também, nos desafia a buscar novos conhecimentos.
Com esta atividade, já estamos completando mais uma etapa de nosso percurso formativo, que terá outros desdobramentos pela frente, pois entendemos que a formação continuada é imprescindível para nossa vida pessoal e profissional.
01.06.2015 - O CASO DA PROFESSORA MARILDA
Já estamos iniciando a segunda metade de nosso percurso formativo. Nos próximos dias, estaremos envolvidos com o caso da professora Marilda. A discussão deste caso e o material de apoio vão nos ajudar na compreensão da realidade com a qual convivemos em nosso dia a dia. Aproveitem bastante para socializar suas experiências e compartilhar seus conhecimentos, interagindo com os participantes de seu grupo.
Trazemos, desta vez, para nos ajudar na caminhada, dois textos da professora Rita Francis, voltados para a discussão da relação professor-aluno em contextos de tratamento de saúde. O texto Atenção em Saúde Mental é parte de um documento de referência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Bons estudos para todos nós!!!
O caso da professora Marilda
Atenção em Saúde Mental
18.05.2015 - O CASO DA PROFESSORA JOANA
Pessoal:
Estamos iniciando o estudo do caso da professora Joana. Nossa expectativa é de que os grupos de estudo já tenham definido seus meios de comunicação (grupos de discussão, facebook, blog e outros) e que a interação entre os participantes ocorra de forma mais intensa.
Temos certeza de que o caso da professora Joana se prestará para muitas e ricas aprendizagens acerca da nossa prática educativa junto a crianças e adolescentes que, por motivo de saúde ou convalescença, estejam afastadas temporariamete da sala de aula regular.
Para discutir o caso da professora Joana, leia o material que está nos arquivos no final desta página:
O caso da professora Joana
NAEH: o que é e como funciona
Projeto HOJE
13.05.2015 – PLANILHA GERAL COM DADOS DOS PARTICIPANTES
Prezado cursista:
Nesta segunda semana de Curso, nossa expectativa é de que aconteça a discussão do Caso Odete, em pequenos grupos. Cada um já sabe qual é o seu grupo de discussão, não sabe? Além disso, é preciso que cada grupo escolha um recurso da Internet (Facebook, Blog ou outro) para realizar a discussão do caso em estudo. Algum grupo já criou seu espaço de discussão? O endereço da página criada para discussão deve ser comunicado à Coordenação do curso, para que possamos acompanhar as interações entre os membros do Grupo e a participação de cada um.
Para facilitar a comunicação entre os participantes, foi criada uma planilha com alguns dados pessoais (nome, telefones e e-mails) e indicação da função que cada um desempenha na SEDUCE. Os dados da planilha estão organizados por Grupo e por Nome do cursista, em ordem alfabética. Para abrir os arquivos disponibilizados nesta página, role a tela até o final e escolha o arquivo que deseja abrir.
Equipe de Formadores
12.05.15 - TUTORIAL 03
CRIAÇÃO DE GRUPOS NO FACEBOOK
Bom dia!
Para facilitarmos o trabalho de quem quiser fazer um grupo de Facebook para a mediação das atividades, aqui vai uma série de instruções.
A primeira ação é procurar a guia de Grupos na página do Facebook. Você a visualiza na PÁGINA INICIAL, onde você vê as atualizações dos outros. Procure abaixo dos grupos de que você já participa, se não participa de nenhum, a opção de criar um estará lá.
A segunda ação é dar nome ao grupo. Sugerimos nomes fáceis, como Grupo de Trabalho 5 ou Formação de Professores, assim por diante.
Na mesma janela, inclua, imediatamente os primeiros amigos, escolha o tipo do grupo.
Sugerimos que o grupo seja PÚBLICO, para que os formadores possam ver suas postagens. Então é só criar.
No Facebook, há muitas possibilidades de se utilizar texto e mídias (áudio, vídeo, links externos para outros sites entre outros). Boa sorte!!!
12.05.2015 - TUTORIAL 02
CRIAÇÃO DE UM TUMBLR OU MICROBLOG.
Tumblr é um serviço de microblog, ou seja, um blog mais resumido e de layout mais visual do que os blogs de texto e imagens que conhecemos. A ênfase do Tumblr é na imagem, na fotografia, principalmente, funcionando também com todos os tipos de mídia disponíveis: texto, citação, chat, vídeo, entre outras.
Para se criar um Tumblr, é necessário ir à página de início do serviço: www.tumblr.com
Na página, você deve preencher com um e-mail válido, uma senha e um nome de usuário.
Após essa etapa, você deve confirmar a sua idade e clicar numa caixa para provar que não é um robô (programa automático que cria contas em redes sociais para espalhar propaganda indevida). Daí abre-se a página:
Escolhendo editar a aparência, clicando na opção, abre-se a tela:
Nesse menu, você pode criar o microblog com todas as opções de layout (aparência externa).
A plataforma, então mostrará a dashboard (painel de controle, onde haverá postagens suas e dos blogs que seguirá, então). Uma mensagem de confirmação de e-mail aparecerá no topo da tela:
Só se pode postar depois de confirmar o e-mail.
Os Tumblrs (nome genérico dados a esses microblogs) são sites de visual extremamente chamativo e de fácil publicação.
Vantagens: uma vez que se aprende publicar, pode-se fazer isso de modo rápido, usando aplicativo de celular ou tablet, além do computador.
Desvantagens: exige uma grande desenvoltura do usuário para poder preparar o ambiente, apesar das postagens serem fáceis de fazer. A ênfase do tipo de blog não é em texto, os comentários também não ficam tão visíveis, uma discussão pode não aparecer tanto quanto uma postagem isolada.
11.05.2015 – TUTORIAL 01
CRIAÇÃO DE UM BLOG NA FERRAMENTA BLOGGER
Primeiro passo: criar um e-mail no Gmail da Google:
Para criar um Blog na ferramenta Blogger é necessário ter um e-mail do Google. Para quem não tem e-mail Google, digite www.google.com.br, em seguida, clique em Criar uma conta, no lado superior direito da tela. Preencha os dados solicitados e pronto! E-mail criado.
Segundo passo: criar o Blog no Blogger:
Para criação do Blog, abra o seu e-mail, passe o mouse no canto superior direito da tela onde se encontra um ícone de um quadrado subdividido em 9 quadrados menores. Clique neste quadrado. Abrirá uma janela com ícones de vários aplicativos. Procure o ícone do Blogger. Clique nele. Na janela que se abrirá, clique em Novo Blog e comece dando um título e endereço para seu Blog.
Selecione um dos modelos disponíveis. E clique em Criar Blog para finalizar. O blog foi criado! Comece adicionando uma mensagem de abertura do Blog.
Após a criação do Blog, para acessá-lo, basta entrar no seu e-mail, clicar no canto superior direito, clicar no ícone Blogger e acessar o espaço por meio do nome dado ao Blog. Feito isto, clique em Nova postagem, atribua um nome ou título para sua mensagem e digite o texto desejado. Trabalhe na formatação e enriquecimento visual. Concluída esta etapa, clique em Publicar.
Ao publicar o material, cada integrante pode contribuir clicando em Postar um comentário.
06.05.2015 –VÍDEO DA SESSÃO DE ABERTURA DO CURSO FPCH
Quem não teve a oportunidade de estar presencialmente na Abertura do Curso ou não acompanhou a transmissão ao vivo pela manhã pode conhecer a proposta do curso, acessando o seguinte vídeo:
Equipe de Formadores
ABERTURA DO CURSO FPCH
“A maior riqueza de um homem é a sua incompletude. E nisso eu sou abastado"
Manoel de Barros.
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa".
Guimarães Rosa
Trazendo palavras de Manoel de Barros e Guimarães Rosa, a Profa. Wânia Elias, Coordenadora do NAEH, deu as boas vindas aos participantes do Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares, cuja abertura aconteceu nesta segunda-feira, 04.05, no período matutino e vespertino. Nesta mesma direção, o Prof. Cleomar, Coord. do MediaLab/UFG, desafiou a todos ao apresentar a proposta do curso: desconfiar de tudo que vem pronto e não ter medo de aprender por si mesmo e colaborativamente.
Foi um dia muito proveitoso e a sensação é de que temos, como disse a professora Elisângela, da Equipe Multiprofissional de Goiânia, um grande desafio pela frente: “eu sei que para nós vai ser um desafio porque estamos acostumados com a compartimentalização do conhecimento. Mas eu sei que vai ser um caminho de aprendizado e de troca muito compensador”.
Já está disponível aqui no web site do curso FPCH o CASO DA PROFESSORA ODETE, para iniciarmos o nosso (per)curso, primeiro, individualmente e, em seguida, em pequenos grupos. Assim que formarmos os pequenos grupos, comunicaremos a todos.
Tenhamos todos uma gratificante semana de estudos e reflexões sobre a nossa prática educativa junto a alunos das classes hospitalares e do atendimento domiciliar.
Um abraço a todos e obrigado pela presença na Sessão de Abertura do Curso.
Aos que não puderam estar presentes, ou que não acompanharam a videoconferência, será disponibilizado um vídeo. Aguardem!!!
Equipe de Formadores
O Curso de Formação de Professores para Classes Hospitalares é uma realização conjunta do NAEH/SEDUCE e UFG e compreende 120h de atividades presenciais e a distância, sendo, portanto, uma curso na modalidade semipresencial.
O curso tem orientação da metodologia Problem Based Learning (PBL), do Estudo de Caso, uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem, e de um novo conceito de Ambiente de Gestão da Aprendizagem, ou simplesmente conceito H. Nesta concepção, o ambiente virtual de aprendizagem é toda a Internet e a sala, denominada H, é um ambiente para gestão, não constituindo o ambiente mesmo de aprendizagem, mas o ambiente de orientação de novas descobertas.
Ao final de cada caso é apresentada a dinâmica do estudo do caso, passo a passo. Confiram!.
Bons estudos!
Equipe de Formadores
Related Files | Size | Archive Fingerprint |
---|---|---|
Caso Odete | 74 Kb | 1a3bdd494059658ade22c007868752d9 |
Dados dos Participantes | 183 Kb | 052d4840a307bba51cb04d62d859060a |
Caso Joana Publicado | 97 Kb | fae41b1cf28eabc3faa6378433031edc |
NAEH 2013 | 205 Kb | 292c7af763cad0343c76fa66d16a2715 |
Projeto Hoje 2014 | 103 Kb | a1ac1226b478e4dc8d06852911ad50d7 |
Caso Marilda | 99 Kb | 95367aaa50a159fa428ad299b465efd5 |
Saúde Mental MG | 4316 Kb | 7ae9c32abcf8148b63ddc87e75d4a60e |
Caso Mileide | 103 Kb | f4659ff4ad1c90b087934a7137886229 |
Manual Acadêmico | 2101 Kb | 79f55bbda1583442cbc49f8998d2bb13 |
Biossegurança | 2345 Kb | fb5cf2fb6c0f368f026787e795390b35 |